Laboratórios e Certificados RBC:
Um laboratório pode ser chamado de RBC, ou acreditado, após receber o reconhecimento do INMETRO. Esse reconhecimento é sobre os métodos e procedimentos adotados pelo laboratório, e garante a sua eficácia e a rastreabilidade das medições. A verificação do trabalho e a acreditação do laboratório ocorre por meio de auditorias periódicas realizadas pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação).
Outra característica importante dos laboratórios acreditados é nos certificados de calibração emitidos. Esses certificados possuem um selo RBC/INMETRO com o código da acreditação do laboratório, o que evidencia que ele pertence a Rede Brasileira de Calibração (RBC) e seus certificados são aceitos praticamente no mundo todo.
Esses laboratórios também recebem um Escopo de Serviço Acreditado, que também é disponibilizado no próprio site do INMETRO. O documento contém as faixas de calibração que o laboratório pode fazer e as melhores incertezas que ele pode obter. Isso facilita muito para as indústrias que estão procurando por um laboratório para realizar suas calibrações RBC, pois podem consultar diretamente na internet o que laboratório faz e sob quais condições.
Laboratórios e Certificados Rastreados:
Ao contrário dos laboratórios acreditados, os laboratórios rastreados têm seus métodos desenvolvidos internamente e não passam pelas auditorias e avaliações do INMETRO. Dessa forma, não fazem parte da Rede Brasileira de Calibração. As calibrações rastreadas não possuem o selo de acreditação e precisam “fechar” a cadeia de rastreabilidade de medição até seus padrões. Isso quer dizer que os laboratórios rastreados precisam disponibilizar evidencias aos clientes para comprovar a rastreabilidade das calibrações à RBC. Um bom exemplo disso são os certificados RBC dos pesos – padrão utilizados na calibração de uma balança, que devem ser disponibilizados aos clientes, evidenciando dessa forma a rastreabilidade de medição.
Como a calibração rastreada não tem seus métodos avaliados periodicamente pelo Inmetro, a busca por informações e a atualização dos processos deve partir do próprio laboratório. Uma boa maneira de buscar novas ideias e métodos se dá por meio da participação em Comparações Inter laboratoriais ou em Ensaios de Proficiência de organismos acreditados pela CGCRE. Nesses eventos, são reunidos laboratórios RBC e também rastreados. Por esse motivo, eles são uma excelente oportunidade para troca de experiências com outros profissionais da área, e encontrar novas técnicas e métodos para melhorar os processos de calibração.
Mas quando devo contratar uma calibração rastreável ou RBC?
As duas calibrações podem ser feitas em uma mesma empresa, em processos diferentes. A escolha entre uma delas depende do nível de criticidade do processo, geralmente estabelecido pelo setor de qualidade. Quando os equipamentos são utilizados em processos mais críticos, a calibração RBC é a mais recomendada, pois ela oferece uma confiança maior no processo. Por exemplo, as pesagens de matéria-prima com alto valor agregado geralmente são feitas em balanças com calibração RBC. Já as balanças de pesar pessoas podem ser realizada a calibração rastreada.